segunda-feira, 26 de abril de 2010

Boa, João!

Em 2007 entrevistei o João para resumir a sua história no livro ‘Aventura ao Máximo’. Em ‘Os Novos Exploradores e a Aventura dos Sentidos’, volto a escrever sobre o João, actualizando informação, agora que ele está a caminho do cume do Annapurna…
«A maior referência do montanhismo em Portugal continua a ser o João Garcia, primeiro e único português a alcançar o cume do Everest (1999). Em 2010, no âmbito do seu projecto ‘À Conquista dos Cumes do Mundo’, ele concluiu a sua saga para ascender a todas as 14 montanhas de 8 mil metros, logrando o importante feito de colocar Portugal na história do montanhismo, além de elevar o seu nome na história do desporto nacional …
Dia 5 de Maio de 2008! Um helicóptero russo transportando uma equipa de 8 alpinistas (entre os quais o basco Juanito Oiarzabal) e 7 nepaleses, falhava a aterragem no glaciar do campo base. O MI17 ficou inoperacional, mas a tragédia foi evitada. A cena passou-se no Makalu enquanto o João, ignorando o incidente, fazia a sua aclimatação mais acima, transferindo material entre os campos 1 e 2. Tentava o seu décimo cume de 8 mil metros mas o extremo frio verificado no campo 3 levou alguns alpinistas a recuar. João mantêve-se firme e, no dia 19, solitário, alcançou o cume. Nesse dia, apenas outro montanhista (um francês) com o respectivo guia sherpa chegaram ao cume … Fernando, um granadino (da loja ‘Sherpa’), estava lá e teve que se retirar com o seu numeroso grupo - 5 deles receberam assistência hospitalar para tratar congelações nas mãos e pés.
Dois meses depois, no Broad Peak, a expedição do João foi marcada por uma queda de pedras que feriu um companheiro, o dinamarquês Mogens, e um iraniano, quando todos subiam ao campo I (…). No final, cansado, João disse: "… praticamente 24 horas de esforço ininterrupto, não conheço nenhum desporto que seja assim... O Broad Peak é bem mais perigoso e bem mais técnico do que muita gente faz crer” (…). João começava “a ver a luz ao fundo do tunel”, com a perspectiva de terminar este monstruoso projecto dos 14 cumes mais altos da Terra. Faltavam-lhe 3! No dia 28 de Abril de 2009, João alcançou o cume do Manaslu e, logo a 14 de Junho, iniciou o trekking de aproximação ao Nanga Parbat: chegou ao cume, com muito frio e gêlo, a 10 de Julho (então, essa montanha reclamou a vida de um austriaco e da sul-coreana ‘miss Go’, por esgotamento, quando tentava o seu 12º oito mil). ‘Só’ lhe faltava a ‘Deusa da Abundancia’ - o Annapurna! Curiosamente, a primeira das 14 montanhas gigantes, em que alguém pisou o cume. Conseguiu-o a 17 deste mês. São apenas 19 os montanhistas que pisaram os 14 cumes de 8 mil, mas o João foi o décimo a fazê-lo sem oxigénio. Tudo ‘limpo’ e à primeira …. Espectacular! Boa, João!

Sem comentários: