Já cheguei da expedição ao Nepal! Observei e informei-me sobre 2 glaciares: o Khumbu, na base do Everest, e o Gebrayak, frente ao Cho Oyu, do lado tibetano. Os resultados podem ser surpreendentes (darei detalhes em breve). Mas o objectivo desta ‘Portuguese Glacier Watch – Cho Oyu 2011’ era também o de subir ao topo de uma montanha de mais de 8 mil metros e descer a esquiar. Passei assim a ser o ‘primeiro português a descer em esquis de mais de 8 mil metros de altitude’. Aqui ficam os links para alguns videos na montanha: o acampamento base; a chegada ao Campo 1; a passagem do serac; a descida em esquis...
http://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/photo.php?v=10150487251464778&set=vb.613684777&type=3&theater (my tent)
http://www.youtube.com/watch?v=D0Y064EvoU8 (killer slope)
http://www.youtube.com/watch?v=mOuRhK3XQjM (serac)
http://www.youtube.com/watch?v=kRUM1xx18-s (ski)
Mas, o que chegou também (e esta é a notícia) foi o meu barco – o Paraguaçú!
De momento fica nas docas em Belém, onde se submeterá a pequenas reparações e ajustes, e à colocação de autocolantes identificativos da travessia. Se o tempo permitir farei algum treino na foz do Tejo, durante este mês de Novembro. No primavera do ano que vem o ‘Paraguaçú’ será transportado para LAGOS, e treinos diários terão lugar durante todo o verão frente às praias algarvias: uma boa oportunidade para novos sponsors ‘darem nas vistas’!
A partida para a grande travessia está marcada para o final do ano de 2012 (ver post anterior) – este ano celebra os 90 anos da primeira travessia aérea do Atlântico sul, por Coutinho e Cabral.
Fotos: a caminho do campo 2 do Cho Oyu; a montanha; Paraguaçú frente ao Tejo; com o Amadeu a discutir detalhes da travessia.
Sem comentários:
Enviar um comentário