segunda-feira, 6 de julho de 2009

Glaciares em agonia

Nas Crónicas do Zézinho (http://cronicasdozezinho.blogspot.com/ de 11.03.2009), com o título ‘Glaciares Património da Humanidade’, deixei alguns dados sobre a paisagem protegida Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn e a redução do glaciar Aletsch (na Suiça). Agora, estive a folhear o livro ‘Gletscher im Treibaus’ (glaciares na estufa), de Wolfgang Zängl e Sylvia Hamberger (edição Tecklenborg Verlag, de 2004), que me foi recomendado por Ralph Manz, representante da WWF em Brig, com quem reuni em Junho, no âmbito do projecto Ice Care (mais em http://icecare.blogs.sapo.pt/). Básicamente, são comparadas fotografias de vários glaciares dos Alpes, tiradas recentemente, com outras dos mesmos locais, feitas no inicio do século XX (entre 1900 e 1940). Não se trata de procurar as ‘7 diferenças’ - estas são óbvias! Outros números preocupantes são adiantados: a temperatura média do ar no Ártico subiu 5º C nos últimos 100 anos; na Antártida, a temperatura aumentou 2,5º C nos últimos 50 anos – com temperaturas acima de 0º, durante o verão; os glaciares da Patagónia argentina e chilena perdem 40 km cúbicos de volume, por ano; o Kilimanjaro perdeu no último século 80% da sua neve e gêlo, prevendo-se que este desapareça por completo entre 2015 e 2020 …

As quantidades de dióxido de carbono resultantes da queima de recursos fósseis, lançadas na atmosfera pelo Homem, acabaram por deixar uma marca indelével em 2003 – neste ano registaram-se temperaturas recorde e o derretimento dos glaciares representou 5 a 10% das perdas totais até então verificadas nas reservas de gêlo dos Alpes, segundo cálculos de pesquisadores suiços. O aquecimento global representa, a prazo, não só o “desaparecimento dos glaciares, mas também uma alteração dramática das condições de vida das populações – com consequências para todos.”
Numa campanha com imagens impactantes, a WWF apresentou um postal com uma caravana de uns 10 camelos que atravessam as areias do deserto em direcção à montanha Cervino (ou Matterhorn) …

Sem comentários: