domingo, 24 de maio de 2009

Portugal Bike Tour 09













Atravessar Portugal em bicicleta ?!? Treino de preparação, divulgação de um projecto, promoção de um livro, revisitar uma pessoa amiga, fotografar as Aldeias Históricas ??? Todos estes motivos podiam fazer parte da lista que deu origem à minha volta em bicicleta, mas o objectivo central era um único: chegar a Chaves a pedalar!
A 14 de Maio parti de Setúbal num ferry da manhã. Em Tróia comecei a pedalar, a pedalar, a pedalar, … Por 8 dias sem parar! Até que, ao fim de quase 1.000 km, cheguei a Chaves !?! Claro que os meus planos se foram alterando e adequando pelo caminho. Alguns motivos foram ficando para trás enquanto outros ficavam mais definidos. O objectivo último mantêve-se.
Queria atravessar Portugal, do Algarve a Bragança, mas ao meter-me por caminhos secundários e em mau estado percebi que isso me levaria a necessitar de muito mais tempo do que o tempo disponível. Então, em vez de alcançar a barragem de Santa Clara (fronteira com o Algarve) comecei a derivar para sudeste por alturas de Ourique. Cheguei a Almodôvar e apenas espreitei a Ribeira de Vascão, antes de girar para norte e continuar por Mértola. Segui sempre junto à fronteira. Também por escassez de tempo, retirei Bragança do plano e, a partir de Figueira de Castelo Rodrigo, pedalei directo a Chaves.
Como treino de preparação (componente física, equipamento e logistica) este tour revelou-se útil. É que quero estar em forma para a travessia Paris-Berna de 600km que eu e o Zé Maria vamos percorrer dentro de 3 semanas, no âmbito do projecto Ice Care. Este projecto de desporto de intervenção (http://www.icecare.org/), levar-nos-á a cumprir determinadas travessias para terminar nos 5 glaciares definidos pela UNESCO como estando em perigo de derreter (as suas localizações: Sitio Natural Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn, na Suiça; Mount Kilimanjaro National Park, na Tanzânia; Ilulissat Icefjord, na Groenlândia, Dinamarca; Sagarmatha-Everest National Park, no Nepal; Parque Nacional Huascarán, no Peru). Nestes Parques pretendemos registar e dar a conhecer a acelerada contracção que os glaciares têem vindo a sofrer.
O equipamento Berg, Silva e TrangoWorld, cedidos por empresas apoiantes, tinha que ser testado em condições reais, ajustado e optimizado. A condição física e a logistica, uma semi-autonomia com etapas de duração superior a 100 km, tinha que ser comprovada. E foi!
A divulgação directa do projecto Ice Care, não fazia muito sentido no interior do país onde uma população mais envelhecida tem menos acesso à internet (o nosso meio de divulgação por excelência). Se consegui captar a atenção de 4 ou 5 pessoas, já foi muito. De certeza uma ou duas seguirão o nosso site e blogs.


Promover o livro “Aventura ao Máximo”, que recentemente escrevi, teria pouca expressão, pelo pouco tempo que parei em cada lugar. Mas transportar um exemplar na mochila para oferecer a uma pessoa querida que havia cuidado de mim em criança e a viver em Chaves, foi uma forte motivação e determinou o ponto de chegada. Sim, revisitar uma pessoa que não via desde há muitos anos parece-me o melhor dos motivos para justificar o destino … Quanto às Aldeias Históricas, algumas ficavam em caminho e não resisti a parar para uma fotografia. Outras, a apenas alguns quilómetros fora de rota (Marvão, Sortelha, Monsanto), ficaram para outras núpcias pois mesmo pequenos desvios em terrenos desnivelados como os das Beiras, como cedo percebi, comprometiam o esforço físico diário requerido.
Os meus repetidos agradecimentos aos Bombeiros de Portalegre e de Vila Flôr (respectivamente ao Sr. Alberto e ao Sr. Comandante), e ao Quim, dos Bombeiros de Idanha-a-Nova, grande fã do ciclismo, pela disponibilidade e apoio prestado. Mais fotos: http://www.facebook.com/home.php?#/album.php?aid=117593&id=613684777&ref=mf

Etapas
1- Tróia-Ourique (via Santiago do Cacém, 135km); 2- Ourique-Mina de S. Domingos (via Almodôvar e Mértola, 117km); 3- Mina S.D.-Monsaraz (via Mourão, 126km); 4- Monsaraz-Portalegre (via Jerumenha, 108km); 5- Portalegre-Idanha-a-Nova (via V.V. Ródão e Castelo Branco, 128km); 6- Idanha-Almeida (via Penamacor e Sabugal, 125km); 7- Almeida-Vila Flôr (via Castelo Rodrigo e V.N. Foz Côa, 100km); 8- Vila Flôr-Chaves (via Mirandela e Valpaços, 76km); A duração de cada etapa variou entre as 9 e as 12 horas diárias, sendo que o tempo efectivo a pedalar foi, em média, superior a 7 horas.

Equipamento
TrangoWorld: roupa de montanha (polar e impermeável) e material de campismo (saco cama ‘Mountain TR 30’ e colchonete auto-insuflável ‘skin micro-lite’); Berg (bicicleta Torah 9.5, capacete Raden e acessórios); Dual Brand (bússola e frontal Silva, canivete multifunções Gerber).

1 comentário:

Passarinho Antunes disse...

Olá Zé!! Foi pena a volta não passar por Lagos... :(
Já começa a ser tradição que por altura dos anos da Matilde entremos em contacto.
Parabéns pela Volta e muita sorte e felicidades para o projecto Icecare! Já aderi à causa no Facebook.
Beijinhos
Marta, Ricardo, Sebastião, Matilde e Frederico