segunda-feira, 23 de março de 2009

A publicação de ‘Aventura ao Máximo’

Só no inicio de Março tive acesso a um exemplar do meu próprio livro ‘Aventura ao Máximo’. Devo dizer que fiquei orgulhoso com a edição e encantado com o aspecto, mas decepcionado com o conteúdo. Explico: as fotografias estão tão mal que mais valia não estarem (os originais são de qualidade); os cortes, omissões e alterações ao texto são de tal modo abusivas que não podem ser senão obra de um obsessivo ... (foram alteradas, inclusive, palavras da minha dedicatoria e citações de terceiros !?!; foram alteradas palavras que constituem nuances que apenas devem pertencer ao autor – ‘performance’ por desempenho, ‘resumo’ por suma, ‘kayak’ por caiaque ...; e outras que desvirtuam o sentido da frase – ‘balão de ar ...' por botija de oxigénio …; a mais abusiva talvez seja a de mudar ‘… colaborou com Volta ao Mundo, Mundo Nautico…’ para "colabora nas revistas …"!?!). Na verdade, parece-me que não houve um parágrafo que não tenha sofrido modificações. Não surpreende, pois, que demorem tanto tempo a preparar uma edição. Finalmente, o número de exemplares da edição não consta no próprio livro ...
Tenho recebido feedback positivo de leitores e amigos sobre o livro, mas quase sempre me referem a má imagem das fotografias … Peço aqui as minhas desculpas aos leitores, pois as alterações e omissões efectuadas pelo editor em nada beneficiaram a publicação (pelo contrário, desvirtuam e empobrecem o original do autor) . Ainda assim, o leitor não perde o essencial da informação.
A minha segunda proposta sobre o tema viagens de aventura - ‘Os novos exploradores e a aventura dos sentidos’ (ou Aventura ao Máximo II) está practicamente finalizada. Estou esperançado de que tenha melhor sorte na edição e na promoção …

Sem comentários: